domingo, 28 de agosto de 2011

Franziskaner - Cerveja desde 1363.

 A cerveja de trigo predileta da Bavaria é um dos ícones das cervejas de trigo, Contem leveduras na garrafa (não filtrada) amarela escura quase marron , turva e um pouco opaca. Pouco amarga, com aroma de frutado, talvez banana. "Boa pra cara...."
As cervejas de trigo podem ser rastreadas até pelo menos 2000AC. Quando os Babilonios já produziam este tipo de cerveja.

Enfim o Fim de semana!!


Já é final do Domingo mas é hora de falar das minhas ultimas degustações,
Na Sexta-feira foi dia da Paulaner Hefe Weissbier Naturtrub a mais vendida da Paulaner não é filtrada como uma boa Weizen o que a deixa bem turva. Adocicada e amarga ao mesmo tempo. Tá na Classe das "Boas pra cara..."
O documento mais antigo da existência da cervejaria Paulaner de Munic é datado 1634. A vida é muito dura para os monges daquela época e eles produziam uma  cerveja muito forte para ajudar no dia a dia, nas dificuldades.

A cerveja que sobrava era distribuída entre o povo e as tavernas do monastério Então mais habitantes de Munich puderam apreciar essa cerveja
As cervejarias de Munic enviaram uma carta a prefeitura se queixando da cerveja dos monges e esse é o primeiro 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Chopp Kalena

Hoje foi o dia de degustar o Chopp Kalena, Tava gelado e desceu mas não é tudo aquilo , não posso de modo algum classificar como "Boa pra Cara.....", mas seria demais como "Ruim para Cace...", digamos então que é mediocre e que só vale para experimentar. Como diz meu amigo Rose passou o gosto de peixe para dentro da garrafa. Hehehehe

domingo, 21 de agosto de 2011

Chopp ou Cerveja? Qual a diferença.

Na minha busca por cervejas especiais desta semana me deparei com uma garrafa de CHOPP KALENA e uma duvida voltou a minha cabeça. Qual a diferença entre chopp e cerveja.  Sempre imaginei que fosse somente a falta de pasteurização no chopp e pelo que pesquisei na internet não estou tão errado.
Realmente a cerveja recebe pasteurização para que a fermentação seja interrompida e assim a garrafa não estoure. Mas hoje a maioria das grandes cervejarias pasteuriza o chopp e sobre isso achei este comentario do Marco Falcone, proprietário da renomada Cervejaria Falke Bier deixou no Blogg Brejas (www.brejas.com.br). " Hoje a maioria das grandes cervejarias pasteurizam o chopp, o que joga por terra a definição da diferença. No entanto, realmente existe uma diferença no paladar. O fato é que no momento em que a cerveja circula na serpentina da chopeira ocorre uma perda de CO2 e consequentemente uma diminuição da acidez, o que torna a bebida mais palatável. "
           Está ai a garrafa de Kalena , junto a Franziskaner Hefe-Weissbier Hell e a Paulaner Hefe-Weissbier , duas Weiss para degustação esta semana. Depois comento...

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Este Blogg!!!!

Este blogg, que não sei se dará certo, é para pura diversão, principalmente minha. Não tenho a ambição de ser um sommelier de cervejas, nem tão pouco me passar por profundo conhecedor do assunto. O negócio é o seguinte: Vou tomar umas e outras, procurar informações sobre a Cerva na internet, repassar pra quem quiser e simplesmente dizer: É Boa Pra Caralho!!! ou É Ruim pra Cacete!!!(espero não tomar dessas). Espero que você se divirta, eu com cerveja vou.......

O começo

Bem já tomei um montão de beras especiais e aos poucos vou comentando das que anotei ou lembrei.
Hoje comecei com uma Eisenbahn Weizembier -As cervejas de weizenbier são originárias do sul da Alemanha. Produzidas com trigo são leves, refrescantes e muito saborosas, mais consumida no verão mas é produzida o ano inteiro.
Não fui muito justo com esta pequena. Resolvi abrir já no carro (se berber não dirija, se for dirigir não beba) e degustei ela no bico. Não desceu legal, não pude dar toda a atenção ao liquido precioso. Mas tá na classe das Boas pra caralho!!! Vale a pena, só peço pra que sirva em um copo e não repita meu erro... : )